84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES
NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ROUSLAM BOTIEV, SEU RETRATISTA MONGOL


Rouslam Botiev é um artista mongol, que chegou a Portugal, em 2002, vindo de São Petersburgo, após uma breve passagem por Málaga, onde nasceu Pablo Picasso. Em terras lusas, pretendia continuar seus estudos de filologia, na Universidade de Coimbra, área em que se licenciara em Kalmyk, na Rússia. Mas, segundo conta Rouslam, acabou por escolher a “Língua das cores”, dedicando-se à pintura. Também curiosamente confessa que, ouvindo o fado, deixava que as palavras cantadas passassem pelo interior de seu braço e, com a mão, ele ia pintando. Em Lisboa, ele ainda lembra, foi importante ter conhecido o professor Manuel António Gonçalves, que lhe deu a conhecer melhor a História e a Literatura Portuguesa. E aqui outra coincidência. Foi o mesmo professor Manuel António Gonçalves quem apresentou o professor Munhoz ao artista, na tarde de 10 de julho de 2009, em frente das Ruínas do Carmo, quando comprava o bilhete para ver um espetáculo baseado no “Romancero Gitano”, de Federico Garcia Lorca. E naquela mesma tarde, lembra o nosso mestre, do professor português ganhou um tomo de “Estudos de Cultura e Literatura Brasileira”, de Jorge de Sena, e do artista um desenho mostrando um guerreiro mongol. Até hoje Rouslam já realizou doze exposições e, na Faculdade de Letras de Lisboa, retratou 60 artistas e escritores portugueses, e do nosso homenageado neste blog, já são quatro retratos, incluindo o último, pintado nos primeiros dias de agosto deste ano. Rouslam é oirat mongol e budista e, por isso, quando pinta Portugal é sempre com um olhar asiático. A foto acima, especial para este blog, foi tirada no dia 29 de julho deste ano e mostra Rouslam ao lado da estátua de Fernando Pessoa, perto do Café A Brasileira, no Chiado.


2 comentários :

  1. Querido Munhoz acabo de regressar de Lisboa, onde encontrei com Anete, que acabou de lançar o livro sobre Pedro Teixeira. Ela te envia abraços
    Cybelle Miranda

    ResponderExcluir
  2. Exhibition in Switzerland too (Geneva, Enver du Décor, Sion, Galerie Castel).
    Immense talent, proper style, probably thanks to the influence of Sogdien (ancien alphabeth, nowaday used exclusively for art.
    Arka, www.e-magerie.com.

    ResponderExcluir