84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES
NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!

sábado, 13 de junho de 2015

A "MONA LISA", DE LEONARDO DA VINCI


          A "Mona Lisa" ou "Gioconda" é o retrato mais famoso da história da arte, atraindo ainda hoje milhões de pessoas ao Museu do Louvre, em Paris, onde se encontra, tendo sido comprado pelo rei Francisco I, por 4 mil moedas de ouro. O marido de Lisa, Francesco del Giocondo, teria casado, quando ela estava com apenas 15 anos, e juntos tiveram 5 filhos. Há unanimidade em que Lisa era uma mulher de virtudes e a obra de Leonardo é um retrato de suas qualidades, enfatizadas pela forma como dispôs as mãos - a direita pousada sobre a esquerda - e a roupa que usa considerada como simbolo de ascensão social. Em 2005, um investigador da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, descobriu uma anotação na margem de um livro de Cícero, que confirma a protagonista do quadro como sendo Lisa del Giocondo. A anotação, de 1503, compara Da Vinci a um grande pintor clássico e dizia que, no momento estava a pintar o retrato de Lisa. Agora um grupo de arqueólogos admite ter descoberto os restos mortais de Lisa Gherardini, como então se chamava a musa do sorriso enigmático, que passou a viver num convento perto de Florença, após a morte do marido em 1600. O sorriso misterioso de Lisa Gherardini já foi considerado "cruel", "sorriso impiedoso de uma mulher que subjuga o homem", mas Walter Pater viu nele uma radiante amabilidade ou "a alma moderna, com todos os traços patogênicos". Pintado em quatro anos, Richard Friedenthal vê no sorriso da Gioconda "o sorriso de Leonardo", afirmando ainda que "cada época e cada observador dará ao quadro um novo significado, e nisso repousa sua grandeza. Acima, a Mona Lisa, com seu misterioso sorriso.     

Um comentário :

  1. Professor Munhoz, difícil alguém como eu - distante dos mistérios da arte, dar palpites sobre esse que é, como o senhor mesmo diz, "o retrato mais famoso que a arte já produziu". Mesmo assim, diria que o sorriso da Mona Lisa é o sorriso da timidez, de alguém constrangido e intimidado em presença de um grande artista. Especialmente o é se a pintura foi por encomenda., ou seja, ela teve que ser modelo de uma hora para outra.

    ResponderExcluir