Dia 04 de outubro, agora, de 2013, está fazendo 54 anos da colação de grau do professor Munhoz, pela velha Faculdade de Direito de Belém, cuja turma recebeu o nome de "Clóvis Beviláqua". E, na mesma semana da festa, ele veio a Macapá a passeio, e até hoje continua entre nós. Quando chegou, estava com 27 anos e, agora, espera chegar aos 82, no próximo dia 10 de fevereiro. E desses anos todos, vamos recordar alguns fatos, onde seu nome aparece, como no dia 29 de dezembro de 1972, na coluna "Panorama", de Luzia M. Álvares, no jornal O Liberal, de Belém, onde ela dizia:"Antônio Munhoz (é) um dos pioneiros da verdadeira crítica cinematográfica no Pará". E dois anos depois, ainda no Liberal, edição de 22 de dezembro de 1974, na "Reportagem Social", Vera Cardoso Santos não deixava por menos, afirmando:"Antônio Munhoz é um dos jovens mais inteligentes que conhecemos. Um QI altíssimo". O Jornal do Povo de Macapá, em 13 de setembro de 1983, em página inteira trazia uma entrevista, com o título: "Antônio Munhoz, cidadão do mundo", assinada pelo seu ex-aluno Haroldo Franco. E ainda no Jornal do Povo, mas na edição de 24 de março de 1976, Salomão Laredo comentava a estréia do professor Munhoz na Televisão Amapá, Canal-6, "com um programa eminentemente cultural". O Correio Popular, de 09 de novembro de 1985, com texto de Edi Prado, fez a mais longa matéria até então sobre o professor de tantas gerações na terra de Cabralzinho. E a Província do Pará, de 04 de junho de 1987, publicou uma crônica de Lindanor Celina, onde a romancista de "Menina que vem de Itaiara", morando em Clamart, na França, dizia:"Esta crônica é para você, Antônio Munhoz, amante de todas as artes, e que deveria ter feito teatro conosco, não fosse enfurnar-se em Macapá e ali plantar sua juventude". Mas o professor Munhoz sempre confessou:"Nunca me arrependi de ter vindo para o Amapá, onde tenho grandes amigos". E acima, vemos uma foto da sua colação de grau, no dia 04 de outubro de 1959, no Teatro da Paz, em Belém, aparecendo à esquerda o seu tio Lauro Arias Lopes, seu paraninfo na solenidade.
Nosso blog tem como objetivo publicar a trajetória de vida do Professor Munhoz em comemoração aos seus 84 anos dedicados à Educação e à Cultura. Autor do Blog:Professor Munhoz Responsável: (GRUPO ABEPORÁ DAS PALAVRAS)
84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário