O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, foi construído no primeiro quartel do século XV, provavelmente em 1420, por D. Afonso, o primeiro duque de Bragança, em estilo borgonhês, refletindo o gosto que D. Afonso adquiriu nas viagens pela Europa. Tempos depois abandonado, chegou a um estado irremediável de ruínas. No século XIX foi adaptado para a instalação de um quartel. Todavia, em 1933, no regime salazarista, foi restaurado e convertido em museu, com a ala do último piso transformado em residência oficial da Presidência da República. Hoje é monumento nacional, expondo no seu interior um luxuoso acervo de tapetes persas, porcelanas orientais, faianças portuguesas, conjunto de armas, mobiliário diverso e quadros de arte, entre eles o notável "Cordeiro Pascal", de Josefa d'Óbidos. E uma curiosidade: em homenagem às explorações marítimas, o teto de castanheira da Sala de Banquetes imita o casco virado de uma caravela. Ano passado, em julho, o professor Munhoz voltou a Guimarães, e recordou sua primeira visita ao paço, onde aparece, com sua amiga Lúcia Lobão, na manhã de 11 de julho de 1967, no portal da capela, não esquecendo também que Guimarães é o berço da nação portuguesa.
Nosso blog tem como objetivo publicar a trajetória de vida do Professor Munhoz em comemoração aos seus 84 anos dedicados à Educação e à Cultura. Autor do Blog:Professor Munhoz Responsável: (GRUPO ABEPORÁ DAS PALAVRAS)
84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário