84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES
NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

EM LISBOA, ANO PASSADO...


    Sim, ano passado, no dia 23 de julho, o professor Munhoz estava numa das cidades do Velho Mundo, que ele mais ama: a lendária Ulyssipona, fundada por Ulisses, depois colônia fenícia, 1200 anos a. C., e último ainda conquistada pelos romanos, tornou-se a Felicitas Julia, em hora de Júlio César. Antes estivera em Roma, descobrindo por acaso uma igreja, em cuja a cripta viveu São Paulo por muito tempo, como prisioneiro, tendo o papa Alexandre VII, em 1661, restituído ao culto e à devoção dos fiéis. Não esquece de um baixo-relevo, onde aparecem São Paulo, São Pedro, São Lucas e Marcial, obra de Cosimo Fancelli (1620-1688). Visitou muitas igrejas da Cidade Eterna, incluindo a de Trinità dei Monti, levando um tempão na Piazza di Spagna. Voltou ao Coliseu, ao Panteon, o “Templos de todos os deuses”, e perdeu a noção do tempo na Galeria Borghese, com obras-primas de Bernini e, em especial, a “Vênus Vencedora”, mármore de Canova, cujo modelo foi Paulina, irmã de Napoleão. Dizem que uma vez concluída a obra, o marido de Paulina, Camillo Borghese, manteve a estátua trancada, negando acesso até a Canova. Depois foi também para Florença, Assis, Siena, não esquecendo a Torre del Mangia, na Piazza del Campo. Adorou rever San Gimignano, patrimônio cultural da humanidade. Em Paris, não parou um minuto, recordando até a manchete do Le Figaro, dizendo “L’Egypte au bord de la guerre”. Foi a Reims, para rever uma das mais belas catedrais góticas do mundo, do século XIII. Em Paris, jantou num restaurante na rue de Budapest, chamado de Le belem, de comida portuguesa. E para lembrar sua estada em Lisboa, tirou o primeiro retrato que se vê acima.

Um comentário :

  1. MUNHOZ: CIDADÃO DO MUNDO. HOJE É DIA DE SÃO TIAGO, E SE VOCE INDAGAR AO FESTEJADO MESTRE SOBRE A VIA COMPOSTELANA, ELE VAI LHE CONTAR TANTAS HISTÓRIAS QUE PARECE TER VIVIDO LÁ EM RONCESVAILLE OU, RONCEVAUX; COMO DIZEM OS FRANCESES; POR DÉCADAS. ACREDITO QUE O MUNHOZ JÁ DEVE ESTÁ DA VIGÉSIMA ENCARNAÇÃO PRA FRENTE. HONRA AO MÉRITO!!
    RICHARD SANTIAGO PEREIRA

    ResponderExcluir