Embora tenha estudado no Colégio Amapaense, na fase áurea em que lecionava literatura o professor Munhoz, Tito não chegou a ser seu aluno, mas, com certeza, deve ter aproveitado muito das lições do mestre, através de sua amiga Luísa Pessoa, pois foi por seu intermédio que Tito convidou o professor para um jantar em sua casa, após ter voltado de uma de suas viagens pelo Velho Mundo. Tito, adolescente, já era um anfitrião em potencial, e, com o tempo passando foi para Belém, fez faculdade, depois deixando tudo pelo turismo, e hoje, conhece grande parte mundo. Aliás, começou muito sensatamente pelo Brasil, como se pode ver, através de um cartão-postal enviado de Salvador, após visitar o Memorial da Irmã Dulce, "o anjo bom da Bahia", "a bem aventurada Dulce dos pobres". Só no primeiro semestre deste ano, o professor Munhoz recebeu do Tito dezenas de cartões postais, em que fala de seus dias em Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha e Grécia, além da China, Japão e Dubai. No mês de agosto, outros cartões chegaram de Varsóvia, descrevendo a visita a Czestochowa, capital espiritual da Polônia, com o mosteiro dedicado à Virgem Negra. E a viagem continuou até Oswieciw, com a visita a Auschwitz - Birkenau. Na Hungria, deslumbrou-se com Budapeste, num passeio de barco pelo Danúbio, ouvindo valsas. Esteve em Bratislava, capital da Eslováquia, seguindo depois para Viena, visitando o Palácio Schonbrun e o Belvedere. Como não poderia deixar de ser, encantou-se com Praga e o relógio astronômico do século XV e a catedral gótica de São Vitor, não deixando de conhecer também o pitoresco bairro onde viveu Kafka. Tito muito viu e, como anfitrião, é tão requintado que, numa comemoração natalina em sua casa, o vinho veio de Israel, exatamente de Caná da Galileia onde Cristo realizou seu primeiro milagre, transformando água em vinho num casamento. Na foto acima, de 1997, Tito está com o professor Munhoz, na sua casa de Macapá, antes do jantar em homenagem ao padre Antonio Cocco, na festa de seus 80 anos.
Nosso blog tem como objetivo publicar a trajetória de vida do Professor Munhoz em comemoração aos seus 84 anos dedicados à Educação e à Cultura. Autor do Blog:Professor Munhoz Responsável: (GRUPO ABEPORÁ DAS PALAVRAS)
84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário