O nome verdadeiro de Teixeira de Pascoaes é Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, tendo nascido no dia 02 de novembro de 1877, em Amarante, de uma família aristocrática, sendo seu pai juiz e deputado. Seus biógrafos afirmam que foi uma criança solitária, introvertida e sensível, propenso à contemplação nostálgica da Natureza. Fez seus estudos primários em Amarante e o curso de direito em Coimbra, passando seu tempo a ler, escrever e refletir. Em 1913, com alívio, depois de advogar em Amarante e no Porto, dá por terminada a sua carreira judicial, dedicando-se à leitura e sobretudo à escrita. Suas primeiras coletâneas poéticas, como "Sempre" (1894), "Terra Proibida" (1897) e "Jesus e Pão" (1903), caracterizam-se por um sentimento quase místico de comunhão com a natureza, ao passo que "Sombras" (1907) e "Senhora da Noite" (1909) indicam sua evolução para um melancólico intimismo. Em 1912, Teixeira de Pascoaes fundou no Porto a revista "A Águia", que se converteu no órgão do movimento "Renascença Portuguesa", difundindo o saudosismo sebastianista e seu nacionalismo místico, de presença tão considerável que chegou a merecer o interesse de Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa. Para os críticos, na melhor poesia de Teixeira de Pascoaes a ideologia saudosista é menos relevante do que seu panteísmo. Entre "Elegia do Amor" (1924) e a antológica "A Poesia de Teixeira de Pascoaes" (1945), organizada por Jacinto do Prado Coelho, o poeta dedicou-se a biografias como "São Paulo" (1934), "Napoleão" (1940) e "Santo Agostinho" (1945). Teixeira de Pascoaes morreu em Amarante, no dia 14 de dezembro de 1952. E acima, em Oeiras, Portugal, vemos o professor Munhoz ao lado da estatua do poeta, figura central do "Saudosismo", na manhã de 29 de julho de 2008, em foto de Adriana Bezerra.
Nosso blog tem como objetivo publicar a trajetória de vida do Professor Munhoz em comemoração aos seus 84 anos dedicados à Educação e à Cultura. Autor do Blog:Professor Munhoz Responsável: (GRUPO ABEPORÁ DAS PALAVRAS)
84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!
sábado, 13 de junho de 2015
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário