84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES
NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!

sábado, 25 de abril de 2015

EM ALGUMAS CIDADES DO VELHO MUNDO


                  Numa carta escrita em Veneza, no dia 30 de julho de 1967, o professor Munhoz contava à professora Ester Virgolino, sua amiga: "Estive em Fátima, todavia Lourdes me emocionou muito mais, tendo acompanhado a procissão das velas, na fila da Legião de Maria. Em Madri, visitei o Museu do Prado, um dos maiores do mundo, com um acervo extraordinário. Aliás, foi na entrada do museu, que eu soube da morte do Presidente Castelo Branco. Em Cannes aflorou o meu amor pelo cinema, eu cinemaníaco inveterado, tendo começado a escrever sobre a 7ª Arte, no jornal católico "A Palavra", de Belém do Pará. Em Pisa, fui para a cama às três horas da madrugada, zanzando pela cidade que dormia. Estive no Duomo; entrei no Batistério e subi a Torre Inclinada, no "Campo dei Miracoli". A torre começou a se inclinar antes mesmo que o terceiro piso estivesse pronto, em 1274. De Roma, a "Cidade Eterna", não preciso dizer: deslumbrou-me tanto a pagã, como a cristã, onde se encontra a cabeça visível da Igreja. O padre Caetano Maiello me levou a Nettuno, tendo rezado no túmulo de Santa Maria Goretti, a garota de 12 anos assassinada por Alexandre Serenelli, de 20. Quanto a Florença, é um museu a céu aberto, com a Piazza della Signoria, o Duomo, com a cúpula de Brunelleschi, a "Porta do Paraíso", de Ghiberti, no Batistério; e o mundo de beleza da Galleria degli Uffizi e do Palazzo Pitti. Na Praça de São Marcos, em Veneza, de noite, ouvi a "Banda", de Chico Buarque e, no Palácio dos Doges, atravessei a Ponte dos Suspiros. Por último, andei de gôndola, sentindo-me o mais romântico e feliz dos mortais". Acima, o professor Munhoz, em Cannes, no dia 22 de julho de 1967 depois de um dia inteiro em Avignon, admirando a beleza do Palácio dos Papas.             

Nenhum comentário :

Postar um comentário