84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES
NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

EM BOROBUDUR, NA ILHA DE JAVA


    O professor Munhoz, não faz muito tempo, lembrou as quatro vezes em que já esteve em Jerusalém, umas das cidades mais antigas do mundo. Agora, ele recorda uma ilha de quase 1.200 quilômetyros de extensão, com 220 de largura e que no século I da nossa era, ali já havia ricas colônias indianas. Seu nome em sânscrito é "Yavadvipa", que significa "ilha da cevada abundante". Quanto à sua importância, basta lembrar que no local viveu o "Pithecanthropus erectus", descoberto no século XIX por Dubois. Mas o nosso interesse, no momento, é pelo monumento budista considerado o maior do mundo, e que foi encontrado em 1815, pelos ingleses, e é conhecido por Borobudur. Sua construção tem a forma de uma uma pirâmide truncada em sete degraus, e em cujo topo se encontra uma estupa central, rodeada de outras menores, com um Buda em oração. Segundo se acredita, o monumento foi abandonado em meados do século XV, quando a Ilha de Java abraçou o islamismo, renunciando ao budismo. Mas as ruinas descobertas em 1815, só entraram para a lista dos Patrimônios da Humanidade da Unesco, em 1991. O projeto de restauração foi concluido em 1983, ao custo de 25 milhões de dólares. Os níveis mais altos da estrutura escalonada são arrmatadas com 72 estupas em formato de sino, com mais de 400 Budas. Borobudur, na Indonésia, é obra-prima do gênio criativo da humanidade e, como lembrou o repórter Zeca camargo, num livro da Editora Globo, em 2009, Borobudur "é uma construção que já seria impressionante hoje, mas ganha ainda mais força guando nos lembramos que está ali há mais de 1000 anos". E na foto acima, na manhã de 24 de julho de 1996, vemos o professor Munhoz abraçando um Buda na Ilha de Java, na Indonésia, afirmando o que se diz de Borobudur: que é o maior monumento budista do mundo.

Um comentário :

  1. Com muita satisfação vemos ainda hoje o Professor Munhoz cheio de entusiasmo realizando suas viagens pelo mundo - dias atrás voltou de mais uma visita ao norte europeu. Tao importante quanto suas viagens tem sido o seu compromisso de socializar conhecimentos obtidos. Um grande abraço respeitoso ao Professor Munhoz.

    ResponderExcluir