O mais venerado dos santos portugueses nasceu em Lisboa, sendo batizado com nome de Fernando. Seus pais foram Martim Bulhões e Teresa Taveira Bulhões. Estudou na vizinha escola da catedral da Sé, ingressando depois na vida religiosa, no Mosteiro de São Vicente de Fora, dos Cônegos Regrantes. Em Coimbra, no Mosteiro de Santa Cruz, aos 20 anos é ordenado sacerdote, e começa a escrever os seus "Sermones Dominicales", obra que lhe conferiu projeção intelectual na Europa medieval. Viveu uns tempos em Pádua, na Itália, onde terminou os seus dias, em 13 de junho de 1231. Em 16 de janeiro de 1946, foi proclamado Doutor da Igreja, pelo papa Pio XII. No local onde a tradição diz ter sido a sua casa de nascimento, está hoje a sua igreja, com a cripta onde veio ao mundo. E em frente da igreja encontra-se uma imagem do santo, escultura de Soares Brandão, como se vê acima, com o professor Munhoz, na manhã de 13 de julho de 2009, em foto do amigo Francisco X. Barros Telles Filho.
Nosso blog tem como objetivo publicar a trajetória de vida do Professor Munhoz em comemoração aos seus 84 anos dedicados à Educação e à Cultura. Autor do Blog:Professor Munhoz Responsável: (GRUPO ABEPORÁ DAS PALAVRAS)
84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES

NO DIA 12-02-2012, NO RESTÔ DO PARQUE, EM BELÉM DO PARÁ, O PLANETA TERRA FICOU PEQUENO PARA SUPORTAR TANTA ALEGRIA PARA FESTEJAR OS 80 ANOS DE NOSSO QUERIDO MESTRE. UMA BELÍSSIMA HOMENAGEM DE SEUS FAMILIARES E CONVIDADOS. O MUNDO NAS MÃOS DO MUNHOZ!
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário