Depois da morte de Lasar Segall, em 02 de agosto de 1957, com 66 anos, a família do artista iniciou o trabalho de reunir e divulgar a sua obra, na mesma casa onde viveu, na rua Berta, 111, Vila Mariana, em São Paulo, por sinal agora em reforma. E para quem não sabe, Segall nasceu em 1891, em Vilna, na Lituânia, sendo o 6º filho de uma prole de 08. Com 15 anos, foi para Alemanha, onde continuou seus estudos de arte. Em 1912, com apenas 21 anos, veio ao Brasil, fazendo duas exposições com êxito, no ano seguinte. Em 1914, começou a Primeira Guerra Mundial, desaparecendo o lugar da beleza. Em 1923, com 32 anos, mudou-se para nossa terra, casando com dona Jenny Klabin e, em 1927, naturalizou-se brasileiro e se identificou tanto conosco a ponto de pintar um autorretrato como mulato. Fez viagens pelo interior de São Paulo registrando nossas riquezas naturais. E suas obras passam a mostrar novas cores, cheias de luz, incluindo paisagens de Campos do Jordão, refletindo paz e tranquilidade. Mesmo distante, Segall sofria com os horrores da Segunda Guerra. Além da pintura, Segall também esculpiu, fez gravuras e cenários para teatro e decorações de bailes famosos. Em 1964 teve sala especial na Bienal de Arte de São Paulo. E acima o professor Munhoz, no Museu Lasar Segall, em São Paulo, entre duas grandes telas do mestre lituano, na tarde de 10 de agosto de 2001, em foto de Tito Dominguez Nuñez.
Nosso blog tem como objetivo publicar a trajetória de vida do Professor Munhoz em comemoração aos seus 84 anos dedicados à Educação e à Cultura. Autor do Blog:Professor Munhoz Responsável: (GRUPO ABEPORÁ DAS PALAVRAS)
84 ANOS DE ANTONIO MUNHOZ LOPES
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
PARABÉNS AO BLOG POR TRAZER AO GRANDE PÚBLICO AS ANDANÇAS E O VASTO CONHECIMENTO DESSE GRANDE HOMEM DAS LETRAS & ARTES: ANTÔNIO MUNHOZ. ARS LONGA VITA BREVIS
ResponderExcluirRICHARD SANTIAGO PEREIRA